ICGP chega à “catedral” de Assen para segunda etapa do ano

1/6/2016

 

O International Classic Grand Prix, campeonato mundial de moto GP clássico, chega à segunda etapa da temporada de 2016. O palco é o circuito de Assen, na Holanda, cuja tradição já lhe deu o apelido de "A Catedral" da motovelocidade. Neste ano, todas as etapas do ICGP acontecem em pistas com tradição histórica na motovelocidade - incluindo a brasileira, que encerrará o campeonato em 23 de outubro em Goiânia.

 

Assen sedia uma etapa do Campeonato Mundial desde a primeira temporada da história, em 1949. Inicialmente, usava-se um traçado formado por ruas e estradas. O circuito atual, permanente, foi inaugurado na década de 1950. É um traçado rápido, com muitas curvas de alta. Ao mesmo tempo, é uma pista muito segura e tem uma arquitetura muito particular - a cobertura de uma das arquibancadas tem formato ondulado, como uma superfície de água em ondas. "É uma das pistas que mais gosto. Aliás, todo mundo gosta de Assen", descreve o brasileiro Bob Keller, quarto colocado na categoria 250 do ICGP após a primeira etapa, realizada em Paul Ricard (França).

Traçado do circuito de Assen.

 

O traçado, um dos mais seletivos do calendário, é totalmente plano, mas possui algumas curvas que Keller define como "capciosas", como raio decrescente. "São curvas que começam bem abertas e ‘fecham’ do meio para o final. Você precisa frear forte na entrada da curva para poder sair bem. Se fizer o contrário, como dá impressão de ser o correto para quem anda pela primeira vez, você simplesmente passa reto", conta Keller. Outra particularidade de Assen é que as leis ambientais da região Assen permitem somente quatro eventos por ano com máquinas cujo nível de ruído exceda 95 decibéis - e as motos do ICGP superam isso. "Estar entre essas exceções mostra quanto prestígio o ICGP tem na Holanda", constata Keller.

 

A programação da segunda etapa do ICGP oferece um desafio adicional para os pilotos: as duas corridas acontecerão no domingo. "O intervalo entre as duas corridas vai ser relativamente pequeno e isso vai fazer os pilotos serem cautelosos na primeira prova, a fim de preservarem as motos para a segunda", prevê Keller. "Também vai ser uma corrida mais exigente em termos de preparo físico", finaliza.

Please reload

Mais notícias

Please reload

PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Kelmachine Eventos Esportivos

Fone +55 (11) 5584-8588

icgp.brasil@gmail.com

CONTATO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

LetraNova Comunicação – Luiz Alberto Pandini

Fone +55 (11) 2367-0608

pandini@letranova.com.br

BUSCA NO SITE
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle

Design: Milxtor Arte