ICGP: brasileiro Bob Keller termina a temporada em quinto lugar

Piloto e promotor, Keller trabalha para trazer o ICGP de volta ao Brasil após a bem sucedida experiência de 2016. Prova de 2018 está marcada para dezembro em Interlagos.
ATENÇÃO: em breve, serão colocados no ar os vídeos das duas corridas de Almería.
A temporada 2017 do International Classic Grand Prix (ICGP), o campeonato internacional para motos de GP clássicas, terminou com a realização da quinta etapa, em Almería, na Espanha. O brasileiro Bob Keller terminou a última prova do ano em quarto lugar e ficou em quinto na tabela de pontuação da categoria 250 cm³. Os títulos ficaram com representantes da Grã-Bretanha: Colin Sleigh (250), Mike Edwards (350) e Mark Henrys (YC250).
Localizado em uma região desértica, o circuito de Almería foi utilizado pela primeira vez pelo ICGP e agradou a todos. “O asfalto é ótimo, bastante abrasivo mas muito bom, e o traçado tem muitas curvas rápidas e uma chicane que proporcionou muitos passeios na brita”, conta Keller. “A minha classificação foi boa e todos os meus adversários mais competitivos tiveram problemas mecânicos ou tombos. Com isso, achei que teria boas chances de manter minha posição no campeonato e terminar como vice. Mas, na primeira corrida, quem quebrou fui eu”, relata. Na quarta das dez voltas, o virabrequim do motor da Yamaha TZ L travou, fazendo Keller abandonar pela primeira e única vez na temporada.
Na segunda corrida, com motor novo, Keller terminou em quarto lugar na categoria 250, com direito a uma bela disputa com o francês Eric Saul, ex-piloto do Campeonato Mundial e três vezes campeão do ICGP. Também presenciou um tombo impressionante de Mark Henrys logo na segunda volta; apesar da violência da queda, o britânico teve apenas escoriações. “Deixei de pontuar na primeira corrida e isso fez com que eu despencasse de segundo para quinto na tabela do campeonato. Mas, apesar dessa decepção, tive uma temporada espetacular, com resultados consistentes e nenhum acidente. Progredi bastante na minha tocada e, principalmente, me diverti muito!”, celebra.
Para 2018, Keller continuará no ICGP e, principalmente, trabalha para o Brasil voltar a receber uma etapa da categoria. Em 2016, a prova aconteceu em Goiânia; no próximo ano, está marcada para dezembro em Interlagos.
Resultado final das provas do ICGP em Almería
Prova 1
Categoria 250
1 34 Don Gilbert (Grã-Bretanha), Exactweld
2 79 Vincent Levieux (França), Yamaha TZ A
3 18 Stefan Tennstädt (Alemanha), Bakker Rotax
4 3 Eric Saul (França), Chevallier
5 16 Marc Auboiron (França), Yamaha TZ H
6 84 Jean-René Marmelat (França), Yamaha TZ H
Categoria 350
1 121 Mike Edwards (Grã-Bretanha), BSR
2 51 Renauld Binoche (França), Bimota
3 17 Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G
4 28 Guillaume Foureau (França), Yamaha TZ G
5 43 Serge Guillermin (França), Yamaha TZ G
6 35 Patrice Fanchon (França), Yamaha TZ G
Categoria YC250
1 27 Mark Henrys (Grã-Bretanha), Yamaha TZ A
Prova 2
Categoria 250
1 34 Don Gilbert (Grã-Bretanha), Exactweld
2 79 Vincent Levieux (França), Yamaha TZ A
3 18 Stefan Tennstädt (Alemanha), Bakker Rotax
4 21 Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ L
5 16 Marc Auboiron (França), Yamaha TZ H
6 84 Jean-René Marmelat (França), Yamaha TZ H
Categoria 350
1 121 Mike Edwards (Grã-Bretanha), BSR
2 28 Guillaume Foureau (França), Yamaha TZ G
3 43 Serge Guillermin (França), Yamaha TZ G
4 17 Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G
5 35 Patrice Fanchon (França), Yamaha TZ G
6 81 Jean Dondaine (França), Yamaha TZ D
Categoria YC250: sem classificados
Classificação final do ICGP 2017
Categoria 250
1 29 Colin Sleigh (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H, 159,5 pontos
2 34 Don Gilbert (Grã-Bretanha), Exactweld, 132
3 18 Stefan Tennstädt (Alemanha), Bakker Rotax, 111
4 79 Vincent Levieux (França), Yamaha TZ A, 110
5 21 Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ L, 96,5
6 16 Marc Auboiron (França), Yamaha TZ H, 82,5
7 22 Mark Rogers (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H, 67
8 65 Grant Boxhall (Austrália), Yamaha TZ L, 54
9 44-Yves Hecq (Bélgica), Armstrong, 40
10 3 Eric Saul (França), Chevallier, 24
Categoria 350
1 121 Mike Edwards (Grã-Bretanha), BSR, 232,5 pontos
2 17 Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G, 146
3 28 Guillaume Foureau (França), Yamaha TZ G, 131
4 78 Robert Burns (Grã-Bretanha), BSR, 81,5
5 81 Jean Dondaine (França), Yamaha TZ F, 60
6 144 George Hogton Rusling (Grã-Bretanha), Gourlay Harris, 51
7 116 Peter Howarth (Grã-Bretanha), Sankito, 50
8 43 Serge Guilllermin (França), Yamaha TZ G, 45
9 Leif Nielsen (Dinamarca), BSR, 39
10 30 Ian Simpson (Grã-Bretanha), BSR, 36
Categoria YC250
1 24 Mark Henrys (Grã-Bretanha), 145 pontos
2 5 André Gouin (França), 50
3 52 Stuart Thomas (Grã-Bretanha), 33
4 57 Ewan Hamilton (Grã-Bretanha), 32
5 51 Werner Reuberger (Áustria), 0
(todos com Yamaha TZ A)
Classe Master
1 121 Mike Edwards (Grã-Bretanha), BSR, 250 pontos
2 17 Jean-Paul Lecointe (França), Yamaha TZ G, 147
3 18 Stefan Tennstädt (Alemanha), Bakker Rotax, 101
4 21 Bob Keller (Brasil), Yamaha TZ L, 83
5 78 Robert Burns (Grã-Bretanha), BSR, 79
6 22 Mark Rogers (Grã-Bretanha), Yamaha TZ H, 69
7 16 Marc Auboiron (França), Yamaha TZ H, 65
8 27 Mark Henrys (Grã-Bretanha), Yamaha TZ A, 50
9 116 Peter Howarth (Grã-Bretanha), Sankito, e Sergue Guillermin (França), Yamaha TZ G, 41 pontos