Sob chuva e com capacete emprestado, Bob Keller vence em Donington e é vice-campeão da 250 cm³

2/8/2019

 

A temporada 2019 do ICGP (campeonato europeu de motos de GP clássicas) terminou em Donington, na Inglaterra, com vitória brasileira. Sob forte chuva e correndo com capacete e luvas emprestados devido ao extravio de sua bagagem, Bob Keller obteve sua primeira vitória no ICGP e terminou como vice-campeão na categoria 250 cm³. “A chuva era tanta que terminei a corrida sem saber direito em qual colocação havia ficado. Sabia que havia dado pódio, mas fiquei surpreso, e extremamente feliz, é claro, quando me disseram que eu havia vencido na 250!”.

 

Para chegar à primeira vitória no ICGP, Keller passou por maus bocados fora da pista. Sua conexão em Amsterdã, que deveria ter uma espera de duas horas, durou mais de 24, devido a um problema de abastecimento no aeroporto. “Não havia decolagens porque os aviões não tinham combustível nem pousos porque não havia espaço em solo para os aviões estacionarem. Fiquei dez horas em uma fila para remarcar meu voo para a Inglaterra, e é claro que eu não era o único nessa situação... Foi um caos total”, conta.

 

Quando finalmente conseguiu chegar à Inglaterra, Keller teve outra surpresa desagradável: sua bagagem havia sido extraviada. O macacão estava no furgão da equipe Flash Back Racing, sediada na Europa e responsável pela preparação da Yamaha TZ 250 L, mas todos os outros itens do vestuário estavam na mala extraviada. O brasileiro usou capacete e luvas emprestados pelo piloto inglês Colin Sleigh, que estava inscrito para a corrida mas decidiu não correr devido à forte chuva: “Choveu muito no fim de semana inteiro e fazia 14 graus centígrados. Os ingleses até pediram ‘desculpas’ pelo clima de verão inusitado”.

 

No treino classificatório, a moto de Keller teve um problema de ignição que prejudicou o rendimento, e com condições escorregadias, o brasileiro optou pela prudência e ficou na penúltima fila do grid. Já com o problema na ignição resolvido, Keller largou na primeira corrida, realizada no sábado, ainda com o piso encharcado. “Não dava para enxergar direito e, como havia muitos pilotos que corriam pela primeira vez, eu não sabia exatamente quem era da minha categoria e quem não era”, relata. Keller ultrapassou alguns pilotos, teve uma troca de posições constante com o piloto chileno Jorge Herrera, da categoria 350, e na penúltima volta ultrapassou o alemão Stefan Tennstädt, líder do campeonato da 250, que tinha problemas na embreagem. Colin Sleigh, o piloto que havia emprestado o equipamento a Keller, foi quem contou-lhe que havia vencido na categoria 250.

 

No domingo, a forte chuva persistiu e Keller decidiu não participar da segunda prova da rodada dupla. “O campeonato já estava decidido, com o Stefan campeão e eu vice, e nenhum resultado mudaria isso. Eu não tinha nada a ganhar, só a possibilidade de tomar um tombo, me machucar e danificar a moto”, ponderou. Outros pilotos tomaram a mesma decisão: dos 22 inscritos, somente dez alinharam na segunda corrida.

 

Feliz pela primeira vitória no ICGP e por seu melhor resultado final no campeonato, Keller só lamenta não ter conseguido gravar imagens de bordo, como faz em todas as corridas. “As câmeras ficaram na mala extraviada, junto com todas as minhas roupas. Foi um sufoco, mas a primeira vitória compensou tudo isso”, finaliza.

 

Resultados

 

Prova 1

 

Categoria 250 cm³

1) Bob Keller (Brasil)

2) Stefan Tennstädt (Alemanha)

3) Jean-René Marmelat (França)

 

350 cm³

1) Antony Hart (Inglaterra)

2) Peter Linden (Suécia)

3) Jean-Paul Lecointe (França)

 

YC250

1) Nigel Palmer (Inglaterra)

2) Bruce Dunn (Inglaterra)

3) Phil Atkinson (Inglaterra)

 

Prova 2

Categoria 250 cm³

1) Stefan Tennstädt (Alemanha)

 

350 cm³

1) Phil Atkinson (Inglaterra)

2) Daniel Walling (Inglaterra)

 

YC250

1) Nigel Palmer (Inglaterra)

2) Bruce Dunn (Inglaterra)

3) Steven Howard (Inglaterra)

 

Classificação final do ICGP 2019

 

250 cm³

1) Stefan Tennstädt (Alemanha), 185 pontos

2) Bob Keller (Brasil), 97

3) Yves Hecq (Bélgica), 70

 

350 cm³

1) Jean-Paul Lecointe (França), 143 pontos

2) Peter Linden (Suécia), 109

3) Jorge Herrera (Chile), 71

 

YC250

1) Stuart Thomas (Inglaterra), 175 pontos

 

 

Please reload

Mais notícias

Please reload

PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Kelmachine Eventos Esportivos

Fone +55 (11) 5584-8588

icgp.brasil@gmail.com

CONTATO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

LetraNova Comunicação – Luiz Alberto Pandini

Fone +55 (11) 2367-0608

pandini@letranova.com.br

BUSCA NO SITE
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle

Design: Milxtor Arte